Salzburg é uma fofíssima cidade da Áustria e local de nascimento de Mozart, um dos maiores compositores da história. Tudo na cidade está relacionado a este ilustre habitante. Mozart dá nome a museus, hotel, perfume, chocolates, cafés e até mesmo, ao aeroporto da cidade.
A cidade é uma graça e tem bastantes coisas pra se ver e fazer, mas tudo acaba estando bem pertinho, o que torna o passeio fácil de ser feito em algumas horas. Mesmo sendo esta cidade uma das maiores da Áustria, ela ainda conserva um jeito de cidadezinha do interior.
Salzburg é cortada pelo Rio Salzach, que a divide em 2 áreas chamadas de Cidade Nova e Cidade Velha. É na Cidade Velha que estão as principais atrações, como a Fortaleza Hohensalzburg, a rua comercial Getreidegasse, a estátua de Mozart, etc.
Mas a Cidade Nova tem seu charme, a começar pelo Palácio Mirabell e seu esplêndido jardim, mais um dos belos cartões-postais de Salzburg.
Depois de uns dias em Munique, nosso destino seria Viena, na Áustria, mas optamos por passar o dia em Salzburg primeiro, já que a cidade fica bem no meio do caminho. Na véspera da viagem, fomos até a Hauptbanhof de Munique e compramos o nosso Bayern Ticket pra Salzburg.
O Bayern Ticket dá direito a até 5 pessoas viajarem nos trens regionais em toda a Bavária, ilimitadamente, durante um dia inteiro e também inclui 4 cidades fora da Bavária, como Kufstein, Reutte, Ulm e Salzburg! Estando em Munique, é possível conhecer várias cidades da Rota Romântica, por exemplo.
O ticket pra mim e pro Alê pra Salzburg custou a bagatela de 19 euros e ainda tínhamos direito de voltar pra Munique no mesmo dia, se tivéssemos, obviamente, optado por um day-trip. Mas como seguiríamos pra Viena ao final do dia, não usufruímos desta "vantagem". O preço do bilhete aumenta um pouquinho, dependendo do número de pessoas, mas mesmo assim, compensa muito, já que os trens nesta parte da Europa são beeeem carinhos.
Aos finais de semana, os horários são bem mais abrangentes e dá pra sair bem cedinho pro seu destino, aproveitando mais o dia. Como viajávamos em dia de semana, tivemos que sair depois das 9 da manhã pra Salzburg, chegando lá um pouco antes do meio-dia (2 h de viagem). O trajeto todo é maravilho e, em boa parte dele, vamos margeando rios, lagos e belas paisagens. Poucos minutos depois de cruzarmos a fronteira com a Áustria, já estávamos em Salzburg.
A Estação Central da cidade fica na parte da Cidade Nova, mas bem pertinho das principais atrações, dando pra ir caminhando facilmente até elas. Quando chegamos, procuramos um locker pra deixar nossas malas, pedimos um mapa no centro de informações turísticas e fomos desbravar a cidade. Pagamos cerca de 3 euros pelo locker maior pelo dia todo, que coube nossas 2 malas gigantes! As máquinas só aceitam moedas.
Lockers da Estação Central de Salzburg |
Começamos o tour pela Cidade Nova, antes de atravessarmos o rio, no Palácio Mirabell, construído por um arcebispo para sua amada, com quem teve muitos filhos. Mas os jardins são mais famosos devido a terem sido cenário do filme "A Noviça Rebelde", que se passou aqui.
Ainda na Cidade Nova está a rua de comércio Linzergasse, cheia de lojinhas, restaurantes e cafés.
Atravessamos a Ponte dos Cadeados e chegamos à cidade velha. Esta ponte é lindinha e fica cheia de cadeados fixados por casais apaixonados, que escrevem seus nomes nos mesmos, simbolizando o amor eterno e jogam a chave no rio. Muito bonito, mas muita melação rsrs.
Mas antes mesmo de atravessá-la já ficamos embasbacados com a beleza e imponência da Fetung (Fortaleza) Hohensalzburg, o maior e mais bem preservado castelo da Europa Central, que parece "vigiar" a cidade do alto!
Na cidade velha, ouso dizer que começamos o passeio pela rua comercial mais charmosa de toda a Europa: a Getreidegasse, com seus lindíssimos letreiros de ferro forjado, símbolo máximo da era medieval. Como naquela época muitos não sabiam ler, é fato que desenhos e figurinhas facilitavam a identificação do tipo de comércio local.
Hoje, qualquer pessoa que queria abrir um comércio por aqui, tem que respeitar os padrões dos letreiros. Achei o máximo os letreiros da Zara e do McDonald's! Empresas tão modernas com letreiros medievais...Show!!
Ao longo da Getreidegasse, há uma infinidade de pequenos becos e vielas, nos quais sempre se descobre alguma coisa, algum cantinho inesperado, alguma lojinha especial. Num deles descobrimos um gigantesco mercado de pulgas, onde tinham filas quilométricas para entrar. Entramos de curiosidade, mas sem condições, frente a tanta muvuca! Continuando pela rua, preste atenção na construção amarela que está bem na metade do caminho: não tem nada demais, mas foi aqui que Mozart nasceu e hoje funciona como museu.
Casa onde Mozart nasceu |
Gostava muito de fazer o eixo Berlin, Praga e Viena, penso que seria um dos maiores banhos de cultura que poderias tomar :-), mas no momento não me é possível.
ResponderExcluirO seu artigo está com muito boas fotos, que dão voltade de lá ir!
Documentar o Mundo, esta região da Europa é linda! Salzburg foi a cidade que mais me encantou. Até mais do que Viena. Berlim realmente é rica em história. A cidade em si não é bonita. Mas Praga...indescritível! Em breve terá o post de todas elas! Aguarde! Obrigada por comentar! Abraços
ExcluirCarol, com esse seu post deu mt vontade de conhecer Salzburg. Parece linda demais!
ResponderExcluirBjksss
E é linda mesmo, Ana! Gostei mais do que Innsbruck e Viena. Aquela rua cheia de letreiros de ferro forjado é muito linda! Vale muito a pena e dá pra fazer bate-volta de Munique, que é outra cidade deliciosa! Bjs
ExcluirOi, Carol. Tudo bem? :)
ResponderExcluirSeu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Natalie - Boia Paulista
Que bacana, Natalie! Obrigada ! Bjim
ResponderExcluirOlá Carol
ResponderExcluirBelíssimas fotos, nos fazem "caminhar" por Salzburg.
Vamos anotar algumas informações para usarmos em nossa viagem (março/2013). Vamos colocar seu blog como favorito n
Abraços e Ótima Viagem !
San & Dan
(felizmotorhome.blogspot)
Obrigada Sandra e Darlou! E muito bom receber comentários como estes! Estou ansiosa pela viagem de vocês de motorhome pela Europa! Adoraria fazer algo assim! Quem sabe um dia?! Bjs e ótima viagem!!
ResponderExcluirAi os chocolates Mozart... vou contar um segredo: quando fui à Austria compramos um saco de cada qualidade desses chocolates para oferecer à familia e amigos, bem ficou só mesmo na intensão porque durante as férias nós os 2 comemos todos os chocolates e não soborou quase nada para dar cá em casa.
ResponderExcluirMas quem resiste à tentação destes chocolates, né, Luffi? São muito bons! Eu comprei várias barras Lindt na Alemanha com a intenção de dar também, mas a maioria ficou comigo mesmo! Abraços
Excluir