Queria chegar cedo a Fussen para poder subir ao Castelo Neuschwanstein ainda naquela tarde, pois havia lido no site deles que a Marienbrucke (Ponte Maria), de onde se tem a mais bela vista do castelo, estaria fechada para reformas no dia seguinte e eu não poderia correr o risco de ficar sem esta foto.
De repente, levo um susto! Vejo ao longe uma construção enorme, bem branquinha, no topo de um monte, que se destacava naquela paisagem plana dos campos verde-alaranjados do outono alemão. Seria ele?! O famoso?! A cereja do bolo da parte final da Rota Romântica?! Já?!! Sim, era o próprio: o imponente, maravilhoso e super-mega Castelo de Neuschwanstein. Comecei a gritar e o Alê não entendeu nada rsrs. Que lindo! Arrepiei com aquela maravilha, mesmo que ainda tão longe...
Então, fomos seguindo um carro que estava à nossa frente e pegamos um atalho para uma estrada de terra, que aparentava dar no castelo e foi tiro certo: quando vimos, já estávamos na cara do gol! Chegamos numa vilinha super movimentada. Ali, na verdade, era Schangau, cidadezinha antes de Fussen e onde estão os Castelos Neuschwanstein e o Hohenschwangau.
Castelo de Hohenschwangau |
Bem, seguimos tão direitinho o carro da frente que, quando vimos, subimos até quase o topo, o que é proibido, mas só enquanto subíamos que fomos nos dando conta de que éramos uns intrusos ali e que deveríamos ter deixado o carro lá baixo e subido a pé, de charrete ou de ônibus, que são as formas de acessar o castelo. Fazer o quê?! Não tinha como retornar. O jeito foi parar lá em cima, num mini estacionamento (acho que era de um hotel) e encarar o castelo mesmo assim. Felizmente nenhuma multa chegou aqui em casa (ainda) e esta subidinha nos poupou muuuuuita perna, além de tempo também. Mesmo assim, é melhor não repetir este mau exemplo rsrs.
O Castelo Neuschwanstein foi construído no século XIX, pelo rei Ludwig II da Baviera, que tinha fama de louco, mas que de louco não tinha nada, afinal, escolheu um lugar mais que perfeito para sua obra. Localizado no topo do desfiladeiro de Pollat, cercado pelos Alpes, do lado de uma bela cachoeira e um gigantesco lago. Bem espertinho, isto sim.
Paisagem ao redor do castelo |
Cachoeira no desfiladeiro, vista do Castelo, com a Marienbrucke ao fundo |
O rei morreu antes mesmo do término da construção do Castelo e até hoje, o mesmo não está 100% terminado.
O castelo é realmente muito bonito, ou melhor, ES-PE-TA-CU-LAR por fora e dizem que foi nele que Walt Disney se inspirou para construir o Castelo da Cinderela. É hoje, um dos locais mais visitados da Alemanha, sendo o símbolo do país, estampando guias, livros e muitos postais. Recebe mais de 1,8 milhões de visitantes por ano e esteve entre os finalistas do concurso que elegeu "As 7 maravilhas do mundo moderno", em 2007.
Era bem finalzinho de tarde e já sabia que seria quase impossível comprar ingressos para visitar o interior do castelo para o mesmo dia e realmente foi isso que aconteceu. Mas tudo bem, este não era meu foco! As reservas têm sempre que ser feitas com antecedência. O que eu queria mesmo era ir à Marienbrucke, para poder tirar estas fotos aí de baixo. A Marienbrucke foi outra obra do Rei para poder admirar sua bela construção. Após uns 15 minutos de caminhada acirrada, chegamos lá!!! E que visual!!!
Mesmo estando em reforma durante todo o ano de 2012, a face voltada para a ponte não estava em obras na época que fomos, logo, este pequeno perrengue, que pode estragar as fotos de qualquer turista, não foi problema para nós. Sim, porque não tem coisa mais chata que você chegar num edifício muito famoso para tirar foto e ele estar todo coberto de telinhas de proteção.
Bem, só posso dizer que o visual que temos da Marienbrucke é fantástico! O maior problema foi em como andar numa ponte de madeira com laterais vazadas, a não sei quantos metros de altura. O jeito foi eu ir me segurando nos chinesinhos, japonezinhos, coreaninhos e afins (eles são maioria por ali), me espremendo entre uma multidão em cima daquela ponte e sempre olhando pra cima. Tudo por uma boa foto rsrs ! ODEIO altura!!!
Zilhões de fotos depois, seguimos pra Fussen e fomos em busca de um hotel. Nossa, como os hotéis do centro de Fussen são carinhos. Até que, após procuramos bastante, achamos o simpatiquinho Gabriel Guest Haus, por apenas 59 euros, com um excelente café da manhã, wifi, banheiro privado, etc. Tudo muito limpinho e o melhor, no centro de Fussen.
Já instalados, saímos pra conhecer a cidade e procurar algo para comer.
Já instalados, saímos pra conhecer a cidade e procurar algo para comer.
Centrinho de Fussen |
Paramos no Brauerei-Gasthof Waaze. Pedi um prato típico da região: carne de porco com dumpling de batata, acompanhado de uma cervejinha gelada. Como era domingo, tudo fechado na cidade. Fazia muito frio e resolvi ficar quietinha no hotel. O Alê ainda saiu para dar umas voltinhas pela cidade e gostou bastante dos barzinhos que visitou.
E em Fussen termina o último post da série sobre a Rota Romântica da Alemanha. No próximo, vou falar da nossa viagem de carro pra Garmish-Partenkirchen e Innsbruck.
PS: Dá pra fazer um bate-volta ao castelo a partir de Munique. Para mais detalhes, veja as dicas do Ricardo Freire clicando aqui.
PS: Dá pra fazer um bate-volta ao castelo a partir de Munique. Para mais detalhes, veja as dicas do Ricardo Freire clicando aqui.
Que lindo! Parece castelo de conto de fadas...e ai como eu adoro castelos! Bj
ResponderExcluirRealmente, Marta! E um verdadeiro conto de fadas este castelo, de tão lindo!!! Bjs
ResponderExcluirCarol,
ResponderExcluirQue viagem charmosa e deliciosa. Esse castelo tem uma fama enorme. Mas, ainda não fiz essa rota pela Alemanha. Alemanha é toda linda. Tudo parece de história e de conto de fadas. As casinhas são de bonecas e os castelos de sonhos.
Londas fotos.
Beijos
Claudia, querida, ta faltando mesmo esta viagem no seu vasto curriculun. E muito romântico e fofo. Vale a pena! Super beijo.
ExcluirConcordando com os comentarios e com voce: parece que saiu dos contos de fada, que coisa linda! Amei o poste e as fotos, obrigada por compartilhar essa beleza!
ResponderExcluirObrigada, Fernanda! Bjs
ExcluirOi, Carol. Tudo bem? ;)
ResponderExcluirSeu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Natalie - Boia Paulista
Que delícia, Natalie!!! Adoro!!! Presente de Natal antecipado. Muito Obrigada!
ResponderExcluir