Em nosso terceiro dia no Chile, acordamos cedo para seguirmos rumo a Valparaíso e Vina del Mar. Conforme falei em outro post, a idéia era pegarmos ônibus no Terminal Alameda, que fica perto da estação de metrô Universidad de Santiago e lá, tomar ônibus das empresas Tur-Bus ou Pullman, que saem a todo momento para Valparaíso. De Valparaíso a Vina, há um metrô de superfície chamado Merval. Mas como tínhamos alugado o carro no dia anterior para irmos à Valle Nevado, decidimos ficar com ele para ganharmos tempo no passeio a Valparaíso.
Tomamos a Ruta 68 em direção ao Pacífico. O caminho por si só já enche nossos olhos com suas plantações de uvas e azeitonas, com a estrada margeada, muitas vezes, por roseirais e maciços de lavanda. Pouco mais de 100 km depois, chegamos a Valparaíso!
A primeira oliveira a gente nunca esquece |
Na entrada da cidade já é possível ver a imensa quantidade de casinhas coloridas no alto de seus 45 cerros (morros). Por causa delas, esta cidade é considerada pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade. Seus ascensores centenários e suas ruas estreitas rodeadas por muros grafitados e casinhas vitorianas coloridas fazem qualquer turista se apaixonar...
Paramos em uma feira de rua de onde se vendia de frutas e legumes a objetos novos e usados. Tinha de tudo um pouco!
De lá, seguimos para o Cerro Playa Ancha, em direção ao Paseo 21 de Mayo (para pedestres, acesso pelo Ascensor Artilleria), uma ruazinha no alto de um dos muitos cerros de Valpa, de onde se tem uma bela vista do porto da cidade. O local conta ainda com várias tendinhas de artesanatos locais, tais como a pedra lápis-lázuli, muito bonita, mas muito cara, por sinal. Mas se você gostar, compre porque esta pedra só é encontrada no Chile e no Afeganistão.
Do centro, seguimos de carro para o Cerro Alegre e Cerro Concepción, um do lado do outro. Nestes bairros, o que predominam são as casas coloridas de zinco, as ruas de pedra estreitas, os paseos, cafés, ateliês de arte e um dos mais antigos ascensores de Valparaíso, o Ascensor Concepción, datado de 1883. É uma mistura de Caminito, Tiradentes, San Francisco e Pelourinho...Aquelas casinhas pitorescas dão charme total ao lugar e a cada cantinho que você vai, tem o Pacífico olhando pra você. Uma loucura! O único "mal" é o emaranhado de fios de eletricidade que passa na frente delas, fazendo com que o visual do lugar fique um tanto "desorganizado".
No Cerro Concepción, tem-se ainda 2 paseos com belas vistas da cidade: Paseo Gervasoni e Paseo Atkinson.
Mapa de Vaparaíso |
Paseo Atkinson |
Para terminar nossa visita a Valparaíso, demos uma passada rápida pelo Cerro Bella Vista, onde está a Casa Museo La Sebastiana, antiga casa do famoso poeta chileno, Pablo Neruda. Não visitamos o museu e de lá, resolvemos ir pra Vina del Mar, que você confere neste post aqui.
Televisões nos telhados?! |
Obras de arte a céu aberto |
Carol minha filha... cê acredita q eu ao tinha visto "isso" aqui nao?! Nossa... tem tudo aqui uai!! Maravilha!!!! Parabéns pelo Blog!! Mas se eu tiver alguma dúvida, aahhhhh vou perguntar MESMO rs rs.
ResponderExcluirObrigada, Lívia! Precisando, estamos aí...Bjs
ResponderExcluirOlá Carol !
ResponderExcluirAssim como vc sou viciada em viajar, eu respiro viagem !!
Adorei suas dicas de Santiago, Valparaiso, estou indo pra lá no dia 30 de dezembro.
Um grande abraço !!
Andréia Casare
Oi, Andreia, obrigada! Achei mais uma viciada para o clube rsrs! Mas viajar é muito bom mesmo e depois que você começa, não consegue mais parar...Se precisar de algum help do Chile, pode falar! Bjs
ResponderExcluirValparaíso é uma cidade muito bonita de Chile e é declarada como património mundial pela UNESCO em 2003. A cidade tem como principais atividades econômicas são o transporte, refino de petróleo e turismo, mas esta cidade não tem se localiza o aeroporto.
ResponderExcluirHotel
Olá Luizze, obrigada pelo seu comentário! Realmente nao há aeroporto na cidade, mas ela e tão perto de Santiago que acho que nem se faz necessário. Além disso a estrada já e um grande passeio, com vinícolas e oliveiras. Bjs
Excluir