Eu nem sei quantas vezes fui no mercado das Especiarias durante meus 4 dias em Istanbul. Como a localização dele é bem estratégica: praitcamente dentro de Sultanahmet, pertinho do nosso hotel, do Grand Bazar e do pier de Eminonu, toda hora passávamos por ele e "lembrava" que precisa comprar alguma coisa.
O Mercado das Especiais (Spice Market), também conhecido como Mercado Egípcio, é um dos bazares mais antigos de Istanbul, apenas sendo ultrapassado em dimensões pelo Grand Bazaar. Sua localização é no bairro de Eminonu, às margens do Chifre de Ouro e pertinho da Ponte de Gálata.
O prédio tem formato de um "L" e faz parte do complexo da New Mosque.
As especialidades do mercado são as maravilhosas delícias turcas, como os doces lokum baklavas (meus preferidos), tulumbas, kadayif, sutlac, lokma, além de diversos tipos de especiarias e chás. Tem até chá do amor rsrs. Mas também há coisas de decoração dentro do mercado e nas lojas ao redor, com preços mais atrativos que o do Grand Bazar, pode crer, apesar de ter bem menos variedade nesta categoria. Para saber mais sobre a culinária turca, acesse este post aqui, muito interessante, do blog Fui e Voltei pra Contar.
![]() |
baklavas |
![]() |
Lokum |
O difícil neste bazar é ficar só olhando aquelas delícias todas, sem comer! Não dá! E a cada barraquinha que a gente passa, vem os vendedores com um pedacinho de doce, mas atenção: eles não gostam muito que você experimente e não compre, já que você mostrou um interesse pelo produto deles. E se você negociar então, esqueça! Eles vão te perturbar até que você leve! Portanto, esteja bem certa do que quer comprar antes de começar a negociação!
Alessandro cheirando o "chá do amor"! Só cheirando, porque ele não precisa tomá-lo rsrsrs !!! |
Os famosos e deliciosos doces turcos |
Ao lado do bazar das Especiarias está a Mesquita Yeni Cami, mais conhecida como New Mosque ou Nova Mesquita, em português, que visitamos já em nosso primeiro dia.
É uma bela mesquita de 2 minaretes, com um belo pátio interno onde os muçulmanos lavam seus pés antes de entrarem. A mesquita levou 66 anos para ser construída, tendo várias interrupções neste período devido terremotos e até a morte de seu primeiro arquiteto e foi erguida sob as ordens de Sayife Sultan, mãe do sultão Mehmet III e esposa do sultão Selim II.
Inicialmente seu nome era Nova Mesquita da Rainha Mãe, já que já existia uma outra mesquita no lado asiático denomiada de Rainha Mãe.
Depois da visita, voltamos pro hotel, jantamos e fomos descansar!
0 comentários:
Postar um comentário