Eu sempre quis conhecer a Alemanha, mas este desejo aumentou ainda mais há uns 2 anos atrás, quando recebi uma revista de viagem, com um especial sobre a Rota Romântica na Alemanha. Lendo a reportagem e vendo aquelas fotos lindas das cidadezinhas fofas que compõem a rota, minha vontade só fez aumentar e logo incluí o país na minha Wish List de lugares a conhecer antes de morrer rs.
A bela Wurzburg, primeira cidade da rota |
No mês passado este wish virou realidade e foi o primeiro destino em nossa viagem de 3 semanas pelo Leste Europeu. Mas então, o que é mesmo esta tal de Rota Romântica?
A rota romântica surgiu em 1950 na tentativa de chamar a atenção para o turismo no país. O governo queria mostrar que o país não era só guerra. A tentativa deu tão certo que hoje, a Rota Romântica é um dos destinos turísticos mais procurados no país.
A rota toda tem cerca de deliciosos 350 km, começando na cidade de Wurzburg e terminando em Fussen, já quase na divisa com a Áustria. Em todo o percurso avistamos belas paisagens e cenários bucólicos, dignos de um conto de fadas. Estradinhas estreitas, vinhedos nas montanhas, vilarejos pitorescos, rios, montanhas e vales, numa bela paisagem que fica ainda mais deslumbrante quando avistamos os Alpes, nos 50 km finais da rota, já quase chegando em Fussen.
A rota compreende 27 belas cidadezinhas, mas as que realmente valem a pena são Wurzburg, Bad Mergentheim, Weickersheim, Rothenburg ob der Tauber (imperdível, é a TOP!), Dinkelsbuhl, Donauworth, Landsberg am Lech e Fussen, com o imponente e belíssimo castelo de Neuchwastein.
Apesar de terem ônibus e até trens que ligam as muitas cidadezinhas, este é um passeio que deve ser feito de carro, pois só este meio de transporte lhe dará total liberdade para parar onde quiser, fazer o que quiser, sem horário pra comer e sem ninguém pra controlar as fotos que você tira.
Nosso Kuguinha deixou saudades... |
Nós alugamos o carro já do Brasil, no site da Rentalcars.com. Chegamos no aeroporto de Frankfurt e fomos direto pra Avis (aliás, fiquei impressionada com a organização do aeroporto de Frankfurt, principalmente da área destinada às locadoras! Show!). Não tinha reservado GPS e pedi um na hora. O rapaz me ofereceu um up grade de carro já com GPS, pagando a mais o mesmo que pagaríamos se tivéssemos alugado só GPS. Depois conto se GPS vale ou não a pena! Bem, do aeroporto já saímos de cara na A7, auto-estrada que liga Frankfurt a Wurzburg, onde tínhamos hotel reservado para aquela noite.
Fizemos a rota em 2 dias completos, mas é claro que não paramos em todas as 27 cidadezinhas e, no comecinho da viagem, o GPS nos jogava para as estradas principais. Tínhamos que apelar pro mapa de papel pra achar o caminho de volta. Com exceção da primeira noite, que já tínhamos hotel reservado em Wurzburg, já que chegaríamos bem tarde, não reservamos hotel para os demais dias e parávamos na cidade que estivéssemos por volta das 18:00 para dar tempo de procurar um lugar com calma, sem estresse e com tempo pra comer algo com tranquilidade. No site da rota tem uma lista de todos os hotéis e suas respectivas faixas de preço, para quem se interessar. Em resumo, a organização geral ficou assim:
Dia 0 (dia da chegada): Frankfurt a Wurzburg (124 km), onde pernoitamos no City Hotel Meesenburg (Pleichertorstrabe, 8), reservado pelo Booking.com.
Dia 01: Wurzburg até Dinkelsbuhl, onde pernoitamos ( +/- 150 km). Hotel-Restaurante Frankisher Hof (Nordlinger Strabe, 10), melhor custo benefício que encontramos na cidade. Esta não é uma das cidades mais baratas da rota para se hospedar.
Centro medieval de Dinkelsbuhl, um dos mais bem preservados da Alemanha |
Dia 02: Dinkelsbuhl até Fussen (+/- 200 km), onde pernoitamos no Haus Gabriel B&B (Bahnhofstrabe 8 1/2, bem perto da estação central, no centro de tudo). Um dos mais em conta em Fussen se considerarmos a localização central. Quartos ótimos, com excelente café da manhã e free wifi. Recomendo!
Castelo de Neuchwanstein, principal atração de Fussen |
Carol,
ResponderExcluirtambém tenho vontade de conhecer a Alemanha.
minha irmã morou lá por 1 ano e 2 meses e voltou em junho deste ano. ela fala tão bem de lá...
aguardo mais posts!!!
bjkss
Ana Paula, eu adorei a Alemanha, principalmente esta região da Rota, que e encantadora! Quando for, nao deixe de percorre - lá . Você Vera nos proximos posts. Bjs
Excluir