Innsbruck, a capital do estado do Tirol, é uma simpática cidade da Áustria, que fica bem na divisa com a Alemanha, de onde viemos. A cidade é até bem grandinha, com cerca de 118.000 habitantes. Por estar localizada entre 7 montanhas alpinas, Innsbruck é um destino bastante procurado para aqueles que querem esquiar e praticar outros esportes na neve. O nome Innsbruck vem da junção do termo em alemão "brucke", que significa "ponte", e "Inn", nome do rio que divide a cidade em duas partes. Daí o nome: Innsbruck ou "Ponte sobre o rio Inn".
Nós chegamos numa tarde fria e muito chuvosa e ficamos pouco depois da hora do almoço no dia seguinte, o que foi suficiente para conhecer as principais atrações, que incluem o Museu do Cristal Swarovski e a subida em uma das suas montanhas.
Na tarde que chegamos, depois de fazermos o reconhecimento do terreno, já fomos direto ao Museu do Cristal Swarovski, que na verdade, não fica na cidade de Innsbruck, mas sim, numa cidade há cerca de 18 km, chamada Welten. Como estávamos de carro com GPS, rapidinho chegamos lá, mas para os que visitam a cidade via trem ou avião, há ônibus que saem do centro da cidade para o museu.
O museu é um aglomerado de salas que usam o cristal em várias obras de arte. As esculturas mais belas, na minha opinião, são a "Silent Light", uma árvore feita de cristais em sua forma primitiva e rude, que remete a um frio intenso numa noite de inverno iluminada pela lua, feita por Alexander McQueen; e as águas-vivas de gigantescas caldas, que mudam de cor de tempos em tempos.
Árvore 100% de cristais , de McQueen |
O museu é aberto diariamente, das 9:00 às 18:30 e a entrada custa 11 euros.
Bem, mas voltando a Innsbruck, as ruas Friedricc-Strasse e Maria-Theresien-Strasse são as principais da cidade e o centro de tudo. Na verdade, são um enorme calçadão onde só circulam pedestres.
Montanhas alpinas dão o toque especial no cenário de Innsbruck |
E a principal atração turística da cidade está bem ali, o chamado Golden Roof ou Telhadinho de Ouro, um conjunto de 3 sacadas do século XV, cobertas por um pequeno telhado formado por quase 3.000 ripas de cobre, que reluzem ao longe, principalmente em dias de sol! Foi construído pelo imperador Maximiliano I para abrigar os príncipes do estado do Tirol.
Bem ao lado do prédio do telhadinho, está o edifício Helblinghaus, casa burguesa de estilo gótico do século XV. A fachada é linda e muito mais atraente que seu ilustre prédio vizinho. Funciona como casa comercial e residencial, atualmente.
Nas laterais destas ruas estão dezenas de lojas, bares, restaurantes e simpáticos cafés... A grande maioria coberta por grandes marquise... É por aqui que encontramos os mais variados produtos, artesanatos típicos da região e objetos diversos, que vão desde simples bonequinhas em trajes típicos a luxuosas peças de cristais Swaroviski.
Bem no centro do maior calçadão está a estátua que representa a Virgem Maria, a Annasaule.
A subida `a Torre Stadtturm é imperdível. São 150 degraus, mas que valem muito a pena. Se o visual já e fantástico em dias chuvosos e nublados, imagine num dia ensolarado! A entrada é baratinha.
Com o sol, tudo fica mais colorido! |
Catedral de St James, uma das atrações de Innsbruck |
Ai Carol,
ResponderExcluirQue delícia! Estive no ano passado pela última vez em Innsbruck. Que cidade adorável. Fiquei bastante tempo por estar acompanhando o marido à trabalho. Foi ótimo para conhecer muito bem a cidade, os arredores, as montanhas, os restaurantes todos. rsrsrs
Tenho ótimas recordações.
Um beijo
Claudia
Oi Claudia, eu lembro quando você foi. Fiquei com mais vontade ainda de ir depois que vi seu post e suas belíssimas fotos!!! Bjs
ExcluirOi, Carol. Tudo bem? =)
ResponderExcluirSeu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Natalie - Boia Paulista
Oi , Natalie, que ótima noticia!! Obrigada bjs
ExcluirÁustria é o país muito bonito. Li artigo acima. Todas as imagens em artigo acima são muito impressionante. Uma perspectiva de Cristal Swarovski Museu está procurando um estilo único de cachoeira.
ResponderExcluirHotel
Luizze, gostei muito da Áustria. Tem paisagens belíssimas e em Innsbruck, em especial, temos o contato com as montanhas nevadas, que todo brasileiro adora! Bjs e obrigada pelos comentários. Eles deixam o blog mais vivo. Bjs
ExcluirCarol, quanto tempo você gastou com a subida na montanha??
ResponderExcluirSuas fotos são lindas!!!
Beijos
Obrigada, Aninimo! Considere gastar metade do dia. Nos fomos de manha cedo e voltamos por volta da hora do almoço. Bjs
Excluir