Depois de perambular a manhã toda em nosso primeiro dia em Dubai, seguimos para uma das principais atrações da cidade: o Gold Souk!! O Gold Souk fica em Deira, bem pertinho das margens do Rio Creek. Chegamos perto da hora do almoço e várias lojas estavam fechadas, apesar de ser domingo (lembre-se que o dia de descanso dos muçulmanos é às sextas-feiras, logo evite as sextas em Dubai ou você encontrará tudo fechado!).
Aqui, nós mulheres, enlouquecemos! Cada peça em ouro mais linda que a outra! Um trabalho exclusivo desta parte do mundo, pois não se vê igual no Brasil.
Inshalá, quanto ouro!!! |
Pertinho dali, está o Spice Souk, que nem só de condimentos e especiarias é feito, já que nas imediações há uma infinidade de lojas vendendo todo tipo de mercadoria, de pachiminas a miniaturas do Burj Khalifa e Burj al Arab.
Eu já falei que adoro mercados e estar num legítimo mercado árabe em Dubai foi o máximo! É por meio dos mercados que podemos ter uma ideia de como funciona o cotidiano das pessoas. Tá, eu sei que muitos são bem turísticos, mas mesmo assim eles nos surpreendem e nos encantam! Mas quem falou que a gente também não gosta de fazer "coisas de turista"? Se não, nem viríamos a Dubai...O importante é que nos bairros de Deira e Bur Dubai, o turista vai poder desfrutar de um gostinho da cultura árabe de verdade, cultura esta tão encantadora e tão diferente e que talvez por isso, exerça todo esse fascínio por nós, ocidentais!
Enquanto andávamos, muitos vendedores disputavam nossa atenção pra nos levar pra algum canto e oferecer de Rolex a bolsas Gucci falsificados, "for a good price!!!", bem como acontece no filme "Sex in the City", quando Miranda segue um destes vendedores e quase perde sua Hermés.
Os vendedores fazem de tudo pra você levar uma mercadoria. Numa das lojas chegaram até a vestir o Alê de árabe. Quando a negociação começa, é um jogo de números nas calculadoras: o vendedor mostrando o preço máximo que pode fazer e nós, o preço máximo que queremos pagar. No final, tudo dá certo e a gente sai feliz da vida com nossas comprinhas! Numa outra loja, já no bairro de Bastakia, um vendedor sabia falar 3 palavras em português só pra cativar a clientela tupiniquim. As 3 palavras eram: "bom", "bonito" e "barato"!!! hehe! Coisa de árabes...
As mulheres em Dubai usam burca e não gostam de ser fotografadas. Nós estávamos achando o máximo ver aquelas mulheres todas de preto, andando pelo mercado e tentávamos fotografá-las a todo custo, até simulando uma foto nossa quando elas estavam por perto. Eu só não sei como elas conseguem andar com esta roupa preta cobrindo o corpo todo, num calor infernal daqueles!
Em Deira, fomos desbravando as ruazinhas ao redor e a cada canto, uma descoberta. E nós éramos a atração do momento!
Árabes jogando conversa fora num fim de tarde em Dubai |
Uma das coisas mais impressionantes nesta nossa primeira viagem à Ásia, a um país com tradição muçulmana, foi ouvir o chamado para a reza através dos minaretes das mesquitas. Quando menos se espera, todas as mesquitas começam a chamar o povo para rezar, de uma única vez, fazendo com que por toda a cidade ecoa uma música envolvente e fascinante. Até mesmo dentro dos shoppings, do aeroporto, etc, na hora marcada (são cerca de 5 vezes por dia), há mesquitas com a música chamando para oração. Com certeza, foi uma das coisas mais legais que vimos.
Com exceção da Mesquita Jumeirah, todas as demais mesquitas de Dubai só podem ser visitadas por muçulmanos, que deixam seus calçados do lado de fora, em sinal de respeito.
Depois do mercado, pegamos a "abra", o barquinho típico que faz a travessia de um lado a outro do rio Creek, e fomos para o bairro de Bur Dubai.
Bur Dubai eh uma área um pouco mais moderna que Deira, onde estão muitos hotéis com preços mais razoáveis e também alguns prédios comerciais.
As margens do Creek são uma espécie de porto, com embarque e desembarque de diversos produtos.
Bur Dubai eh uma área um pouco mais moderna que Deira, onde estão muitos hotéis com preços mais razoáveis e também alguns prédios comerciais.
As margens do Creek são uma espécie de porto, com embarque e desembarque de diversos produtos.
Pôr do sol visto das margens do Rio Creek |
Deira |
Abra |
Em Bur Dubai, demos uma volta pelo Souk, mas este nem se compara com os souks de Deira!
E a noite nao acabou por aqui. Depois d um belo banho, fomos conhecer nada mais, nada menos que o maior Shopping do Mundo: Dubai Mall!!!!
0 comentários:
Postar um comentário