Depois de percorrermos o centro histórico, resolvemos ir até Malá Strana (Cidade Pequena) e , para chegar até lá, nada melhor que ir caminhando pela ponte mais famosa da cidade, a Karluv Most, mais conhecida como Ponte Carlos.
A Ponte Carlos está suspensa sobre o rio Vltava ou Moldavia, como também é chamado. Liga a cidade velha ao Bairro de Malá Strana, dois bairros de destaque na cidade, mas a ponte por si só já é um ponto turístico especial.
Dizem que neste exato ponto já existia uma ponte em 1160, chamada de Ponte Iudita. Mas era muito baixa e com muito mais arcos e muito mais comprida. Depois de ser destruída em uma inundação em 1342, Carlos IV ordenou que se construísse uma nova ponte: a Ponte Carlos, com 520 m de comprimento, 10 m de largura e suportada por 16 arcos, de onde emanam várias estátuas feitas pelos mais famosos arquitetos daquela época.
A mais famosa dela é a de São João Nepomuceno, que dizem estar no exato ponto que ele foi jogado vivo no rio. Mas há uma outra bem simpática: a de um pequeno cachorrinho, que de tanto ser alisada, mantém sua cor original, contrastando com o restante da escultura que a contém. É que a lenda diz que quem alisa o cachorrinho, voltará em Praga novamente. Eu o alisei muito, podem crer!
Nas extremidades da ponte há 2 portões, onde é possível subir. Pra quem sai da Cidade Velha, atravessa-se o Portão da Cidade Velha, ao lado da Igreja de São Francisco de Assis, com seu belo domo azul.
Igreja de São Francisco de Assis |
Adorei Praga e tbm amei a Ponte Carlos !
ResponderExcluirTodas as fotos ( do Castelo então ...) com ela ficam lindas
Realmente, Mari, Praga e linda demais e impossível nao gostar! E esta ponte tem um charme ainda mais especial! Bjs
Excluir