Depois de visitar a maioria das capitais europeias, posso afirmar que Praga é uma das mais bonitas delas e, pra mim, empata com Paris. Deve ser por isso que é muitas vezes referenciada como "a Paris do Leste". Esta beleza toda é devido principalmente ao seu precioso Centro Histórico, conhecido como Staré Mesto, ou Cidade Velha, um bairro charmoso e romântico, além de super conservado.
Dizem que esta beleza toda de Praga é devido à cidade ter saído praticamente ilesa dos ataques durante a Segunda Guerra Mundial.
O epicentro do bairro é a Praça da Cidade Velha, onde está o ícone mais belo de Praga: O Orloj - Relógio Astronômico, que está localizado na torre do prédio da Câmara Municipal da cidade velha.
O relógio foi construído em 1410 e está dividido em três partes: o mostrador astronômico, representando as posições do sol e da lua, um mostrador-calendário, representando os meses (ou zodíacos) e a "Caminhada dos Apóstolos". Esta última é uma pequena encenação que acontece segundos antes de toda virada de hora. Vários bonecos representando os apóstolos "caminham" por duas janelinhas, ao som de uma música de fundo. Do lado direito, uma caveira que simboliza a morte vira sua ampulheta. Ao final, o galo que fica em cima cacareja e a hora vira! É muito lindo!
Uma multidão se aglomera em frente ao relógio, o dia todo, para ver esta encenação fofa! A lenda diz que mandaram cegar o relojoeiro que o construiu para que nunca fizesse outro igual no mundo!
O relógio é sem dúvida, maravilhoso, mas não é só ele que chama a atenção na Praça. A fachada da Tiny Church é maravilhosa; um belo exemplo da arquitetura romântica de Praga. Ela data do século XIV e é uma das igrejas mais lindas que já vi, principalmente durante à noite, quando adquire uma iluminação peculiar que a deixa ainda mais bela!
A Praça ainda é cercada de belos edifícios, em estilo gótico e barroco. Muitos deles são prédios importantes na história de Praga; outros funcionam como movimentados restaurantes, que dispõem de várias mesas na calçada, sempre rodeadas de sistemas de aquecimento, já que o frio por aqui é bem intenso.
Igreja de São Nicolau, de estilo barroco |
No centro da Praça está a estátua de Haus, reformador religioso que foi queimado vivo.
Uma das principais ruas que cortam a praça é a Celetná, onde ficava o nosso hotel, por sinal. A rua termina na Torre de Pólvora, uma das 13 entradas da Cidade Velha.
Mas o que não faltam por aqui são torres com seus portões, cada uma mais linda que a outra!
Muitas lojas, cafés e simpáticos restaurantes estão espalhados pelas charmosas ruas estreitas de paralelepípedos da Cidade Velha. Uma delícia caminhar sem compromissos por ali...Um verdadeiro labirinto delicioso de ser desvendado sem pressa!
Loja da Kosta Boda, famosa marca de cristais tchecos |
Algumas destas ruas nos levam à Ponte Carlos, assunto do próximo post, enquanto em sentido oposto, chegamos ao Bairro Judeu de Praga(Josefov), um dos mais chiques da cidade, com ruas repletas de lojas de grifes.
Velha Nova Sinagoga, no bairro Judeu |
0 comentários:
Postar um comentário