Primeiro dia em Lisboa e fomos direto conhecer um dos bairros mais famosos da cidade: o bairro de Belém! Pra chegar até lá, primeiramente fomos a uma estação de metrô qualquer e compramos o Viva Viagem, um cartão recarregável que custa 5,50 euros por pessoa e dá acesso ao transporte público de Lisboa por 24 horas, incluindo o elevador de Santa Justa, que se comprado separado, já custa 5 euros!
Depois seguimos até a Praça do Comércio, de onde partem os elétricos (os bondinhos de Lisboa) pra Belém. O elétrico é o número 15. Chegue bem cedinho pra pegar o elétrico vazio. Quanto mais tarde, mais lotado ele vai!
A primeira parada foi na estação Largo da Princesa, para conhecermos a famosa Torre de Belém.
A Torre de Belém é o cartão postal mais famoso de Lisboa, se não o de Portugal, declarada inclusive como Patrimônio da Humanidade pela Unesco! Foi construída por D. Manoel I no século XVI para servir de base de proteção da cidade, junto ao rio Tejo.
A Torre é aberta à visitação pelo preço de 5 euros, mas não pagamos nada por ser feriado no dia e nem sabíamos! Seu interior é bem rico em detalhes e ainda conserva alguns canhões e outros arsenais daquela época.
Da torre caminhamos pelas margens do rio Tejo até chegarmos a outro famoso monumento de Lisboa: o Padrão do Descobrimento. Bem, e como o próprio nome diz, este monumento simboliza os descobrimentos que Portugal realizou, incluindo a nossa terrinha! Era dali que as navegações partiam rumo ao desbravamento dos 7 mares!
Do outro lado da Avenida está um dos mais belos monumentos desta região e na minha opinião, de toda a cidade: o Mosteiro dos Jerônimos, localizado de frente para a Praça do Império! Para chegar lá, há um túnel subterrâneo, pois não há como atravessar pela superfície.
O mosteiro é lindo!!! Os detalhes são riquíssimos. Há também a igreja anexa. Para visitar o interior do mosteiro é preciso pagar; já a igreja, é gratuita! Mas novamente nos demos bem, já que era feriado e os passes eram livres. Quanto à igreja, não conseguimos conhecer frente à fila enorme na porta!
E chegara a hora de conhecer uma deliciosa atração local: comer os deliciosos e famosos pastéis de Belém! O local ;e facilmente identificado pela aglomeração de gente no local! A pastelaria de Belém existe desde 1837. Sua fachada é simples e tipicamente portuguesa, com seus azulejos típicos em cores de azul e branco, mas seu interior tem um certo nível de requinte, embora o preço dos pastéis seja bem humilde: apenas 1,05 euros cada!
Como era hora do almoço, as mesas estavam vazias (afinal, quem como pastel doce como almoço?!), o que nos permitiu sentar e saborear vários pasteizinhos quentinhos e saborosos! Acrescentei um toque de canela e, com um cafezinho, fiz a festa!
Banheiros da Pastelaria
Olá Carol!
ResponderExcluirAi que saudade dos pastéis de Belém...
Estivemos aí a pouco mais de um mês, vendo esta bela cidade. Se puder, visitem Sintra, Cascais, Viana do Castelo, Porto, Évora, e seus arredores. São cidades lindas, com muita história e belas paisagens.
Ótima Viagem!
Sandra e Dan
Oi Sandra e Darlou, obrigada pelas dicas! Com certeza, numa próxima ida a Portugal, não vamos deixar estas cidades de lado! Só não fomos por falta de tempo mesmo! Mas não haverão de faltar oportunidades! Bjs
Excluir