O bairro de Malá Strana, também conhecido como Cidade Baixa, é um bairro pequeno que fica às margens do Vltava, no lado oposto à Cidade Velha. Por aqui, algumas ruazinhas pitorescas com casas antigas, em estilo barroco.
Após atravessarmos a Porta da Ponte da Cidade Pequena, logo chegamos numa pequena praça de onde parte o bonde 22 para o Hradcany, o Distrito do Castelo.
Compramos nosso ticket, que nos dava direito a andar de transporte público por 1 dia na cidade. Não que fosse preciso, mas preferimos pagar um pouco mais e ir e vir à vontade, caso precisássemos. Nós fomos direto pra Hradcany e somente na volta percorremos Malá Strana. Tenho que contar que peguei o bonde na direção errada e acabei voltando pra Cidade Velha rsrsrs. Desci na primeira parada e peguei o bonde de novo, para o sentido certo, desta vez! Sou mestre pra pegar o trem errado, sô!
![]() |
Foto: Cláudia Liechavicius - www.viajarpelomundo.com |
Mas chegando lá em cima, avistamos um belo parque, com o chão coberto de gelo. Não resisti e fui lá para bater algumas fotos.
De repente, eis que ele, o Castelo de Praga (Prazský hrad), surge na paisagem, belo e imponente, ainda com resquícios da neve que caíra na noite anterior.
O Castelo de Pragas é a sede oficial da Presidência da República Tcheca e na verdade, é mais que um castelo; representa um verdadeiro complexo com igrejas, museus, jardins, pátios, portões, bela vista, casas e até guardinhas!
Troca da Guarda no Castelo de Praga |
O ponto central é a Catedral de São Vito, com sua bela fachada em estilo gótico, seus belos portões e vitrais coloridos, riquíssima em detalhes.
A Catedral é do ano de 1344, mas demorou séculos para terminar. É uma das mais belas da cidade e nela estão guardadas as jóias da coroa, que podem ser visitadas 1 vez por ano.
Pátios enormes compõem a estrutura do Castelo e por meio deles acessamos vários outros pontos, como a Ruela do Ouro e a Porta dos Gigantes, onde temos uma das mais belas vistas da cidade.
A Ruela do Ouro é um conglomerado de casinhas pequenas e coloridas, situadas numa estreita rua de pedras. Estas casinhas serviram de moradia para trabalhadores, em geral. Na parte superior, há um pequeno museu de armaduras. Para acessar esta parte, é preciso pagar. Ficamos praticamente a manhã toda nesta região da cidade e não consegui ver nem metade do que tinha por ali. É um lugar pra ser explorado quase o dia todo!
Ruela do Ouro |
Antes de voltarmos pra Malá Strana, fomos presenteados com esta linda vista da cidade, obtida por uma das laterais do complexo do Castelo, chamada Porta dos Gigantes. É simplesmente lindo ver os telhados avermelhados de Praga e suas torres de bronze despontando no horizonte!
Voltamos pra Malá Strana pelo mesmo bonde que subimos, mas é perfeitamente possível descer caminhando. Fomos até a Igreja de São Nicolau, na Praça da Cidade Baixa.
Depois fomos à Igreja Nossa Senhora da Victória, dedicada ao Menino Jesus de Praga. Ali ao lado estão várias esculturas de homens se definhando, em protesto ao comunismo.
No mais, ficamos caminhando pelas ruas tranquilas de Malá Strana, observando a arquitetura dos prédios e seus simpáticos frontões. Almoçamos numa simpática taverna e retornarmos à Cidade Velha.
Malá Strana ainda conta com o Museu Kafka e o John Lennon Wall, que acabamos não conhecendo, mas que a Cláudia, do Viajar pelo Mundo, menciona neste belo post sobre um verão em Praga.
Lindas fotos e bonito post! Eu adorei Praga mas afinal foi a nossa primeira viagem a dois e foi muito, muito romântica.
ResponderExcluirObrigada pela partilha. Bj
www.viajarso.blogspot.com
Obrigada, Marta! Praga é realmente encantadora e muito romântica! Espero um dia voltar...Bjs
Excluir