O bairro muçulmano é um dos bairros mais animados da cidade velha, onde os mercados têm mais variedades de quinquilharias. É lá que está o mercado árabe, ou souk, como é mais conhecido.
Estes souks na verdade, não estão dentro de uma área específica, mas sim, dispersos entre as ruelas do bairro. Aqui você encontra todo tipo de souvenir que te remete a Jerusalém, de imagens sacras e menorás, até doces e especiarias.
A área mais movimentada do bairro é nos arredores do Damascus Gate, onde os próprios muçulmanos fazem suas compras.
Passemos horas por ali, entrando em vários becos e corredores sem saída, vendo o cotidiano das pessoas daquela comunidade.
O Domo da Rocha está localizado no Monte do Templo. É um dos principais cartões-postais de Jerusalém. Não há quem não vá a Jerusalém e não tire zilhões de fotos lá. De qualquer ponto alto da cidade que se vá, lá está ele, reluzindo sua cúpula dourada em meio ao tom nude do skyline de Jerusalém.
Domo da Rocha vista desde o Monte das Oliveiras |
O Domo da Rocha é propriedade muçulmana. Turistas podem visitá-lo, em horários específicos, que não coincidam com os horários das orações deles. Ao chegar em Jerusalém, procure saber os dias e horários de funcionamentos para você não perder viagem. Quando eu fui, a entrada era permitida até às 11:00h.
Para acessá-lo, sobe-se um rampa ao lado do Muro das Lamentações, passando por barreiras policiais e raios-X. Homens e mulheres devem estar com calças. As mulheres deve cobrir os ombros para acessarem a área. Os não muçulmanos não podem entrar no interior do Domo nem na mesquita. Judeus são proibidos de subirem.
A arquitetura do Domo é belíssima! Sua cúpula dourada já foi um dia totalmente em ouro. Os azulejos azuis foram pintados à mão e têm inscrições em árabe contando algumas passagens do local
Não é recomendado tirar fotos abraçados lá em cima e confesso que esqueci deste detalhe, portanto, não sigam meu mau exemplo.
De lá, é possível ter uma bela vista do Monte das Oliveiras.
Nos arredores do Domo, muçulmanos lêem, rezam, descansam, conversam, enfim, é um ponto de encontro da "moçada".
Lindas fotos, parabéns!
ResponderExcluirBjs
Carla
Obrigada, Carla! Bjs
ResponderExcluirFotos muito bonitas alem do conteude que você escreveu explicativo enriquecendo um pouco mais o conheciento parabens tenho muita vontade de fazer também esta viagem e conhecer...
ResponderExcluirAbraço e parabens...
Diogo
Obrigada pelo comentário, Diogo! Com certeza, será uma viagem da qual jamais você se esquecerá! Foi uma das maiores e melhores experiências da minha vida! Amo Israel!!! Abraços
ResponderExcluir