Bergen é uma cidade portuária localizada na costa oeste da Noruega. É a segunda maior cidade do país, com 250 mil habitantes e está localizada no meio de 7 montanhas, o que lhe confere uma bela paisagem, mas também, o título da cidade mais chuvosa da Europa.
Casinhas coloridas nas montanhas de Bergen |
Bergen é uma cidade muito turística, pois é considerada a porta de entrada para os fjordes noruegueses. Bryggen, o pequeno porto medieval, cheio de lojinhas e bares, é o centro de tudo.
É em Bryggen onde estão as tradicionais casinhas de madeira coloridas, cujas quais são o cartão postal da cidade. Estas casinhas, hoje tomadas pela UNESCO, foram o que restou de um forte incêndio que devastou a cidade, em 1702. Hoje, elas abrigam uma série de lojas de souvenirs e restaurantes de comidas típicas.
Nosso primeiro contato com a cidade foi no dia que chegamos, vindos de Estocolmo, antes de irmos pros fjordes.
Na volta é que tivemos tempo maior para conhecer a cidade. Chegamos à noite, depois de voltarmos dos fjordes, e ficamos o outro dia na cidade, quando então seguimos pra Edimburgo, na Escócia.
A vista da cidade iluminada à noite é um deslumbre total. O colorido das casinhas iluminadas refletindo na água era muito lindo! Mas leve o tripé!
No dia seguinte, nosso primeiro passeio foi ao Monte Floyen, acessível por um funicular todo envidraçado, que vai até a 300 m de altura em apenas 6 minutos. A entrada fica bem no centro da cidade, do ladinho de Bryggen, e perto do YMCA, onde ficamos. Do ladinho, passamos por este fofíssimo McDonald's, todo em madeira, indo de encontro ao estilo arquitetônico da cidade.
Lá de cima, uma bela vista da cidade e do porto de Bryggen.
Também encontramos um simpático Troll, lendária criatura escandinavas. Segundo a lenda, os Trolls são criaturas bem esquisitas, de cabelos ouriçados e baita narigões, que vivem nas florestas da Noruega e são dotados de poderes especiais, como por exemplo, o de se transformar em belas mulheres. Só saem à noite e, se não voltam pra suas tocas antes do amanhecer, viram pedra. Os camponeses ofereciam comidas para agradá-los, pois se enfurecidos, poderiam cometer sérias atrocidades com os humanos. Mas até que eles são bem simpáticos, não é mesmo?
Dali, seguimos pra Bryggen, bater perna pelas lojinhas. Tudo caríssimo, só deu pra comprar mesmo um abridor de garrafas de alce norueguês haha.
Outra grande atração de Bergen é seu Mercado de Peixes (Torget Fish Market). Aqui, é possível experimentar algumas esquisitices culinárias, como linguiça de rena e carne de baleia defumada. Eu experimentei a carne de baleia e não apreciei tanto a experiência. O gosto é bastante forte!
Carne de baleia defumada! |
Linguiça de rena |
Mas o ponto alto da visita ao mercado foi mesmo saber que cabeça de bacalhau realmente existe. As que vi estavam acompanhadas do corpicho do bichinho.
Cabeça de bacalhau existe!!! |
Eu achei o mercado de peixes bem "xoxo". Por tudo que tinha lido, imaginava ser bem maior e com coisas bem mais exóticas que uma simples carne de baleia. Mas conversando com um rapaz que trabalhava lá, um italiano que falava espanhol e era amigo de um brasileiro, fiquei sabendo que nem todas as barracas estava abertas porque ainda não era a temporada e que a mesma começava dentro de 1 semana. Fazer o quê...
Após beliscar esquisitices no mercado, fomos visitar mais um lugar recomendado pelo hostel: as casinhas da rua Knosesmauet.
Esta rua abriga um conjunto de casinhas coloridas de madeira, casinhas estas que não foram atingidas pelo devastador incêndio dos anos 1700. Passear por aqui é voltar no tempo. A sensação que temos é que estamos "brincando de casinha"! É cada uma mais lindinha que a outra, com seus telhadinhos de 2 águas, seus formosos jardinzinhos e floreiras nas janelinhas...Antes de chegar, ao pedirmos informações para um senhor norueguês, ele ficou admirado de sermos brasileiros e estarmos tão longe! Para ele, isto era "fantastic"! Foi a expressão que ele usou!
O lugar é tão fofo que fiquei revoltada de não constar nada no guia digital da Lonely Planet que eu tinha comprado. Nem em blogs e sites de viagens li sobre o lugar, apesar de ser um local que estampa vários cartões-postais da cidade!
Mas não é só na Knosesmauet que a gente encontra estas casinhas. Nos arredores estão também a St. Hansstredet e Kajellersmauet.
Já passava bastante da hora do almoço e eu estava faminta e completamente perdida em relação a escolher um restaurante legal pra comer o legítimo bacalhau norueguês, afinal não poderia ir embora sem comer o legítimo. Havia ido a um restaurante nos arredores de Bryggen, mas não havia encontrado o "bacalhau" no cardápio. Também havia esquecido como era bacalhau em inglês e perguntei pro tal rapaz do mercado, o mesmo que me falara sobre a temporada do mesmo, e ele me disse que era cod ou codfish. O restaurante que ele me indicou em Bryggen era carésimo! Aposto que ele mesmo nunca deve ter comido lá! Aí resolvi dar uma olhada numa espécie de guia que o Hostel deixa no nosso quarto, com dicas da cidade. Descobri o Pingvinen (Pinguin, em português) e resolvi ir até lá pra conferir. Simplesmente um achado na cidade! O lugar é super fofo, bem frequentado por locais e especializado em comida nórdica. Depois vi que também é um dos mais recomendados pelo meu guia digital da Lonely Planet! Claro que fui direto comer o famoso bacalhau da Noruega e posso dizer que valeu a pena cada centavinho (cerca de R$ 70,00 o prato aí de baixo). Estava divino! É bem diferente do que estamos acostumados, pois é tenro, suculento e não tão salgado. O cod fish foi servido com batatas e cenouras cozidas ao molho de manteiga e ervas. Sensacional!!
Ao contrário do que a gente pensa, o bacalhau não é considerado uma carne nobre pelos noruegueses e por isso eles o exportam. Aqui se come mais o salmão e o arenque, mas mesmo assim, eu queria bacalhau!
Pingvinen! |
Oi, Carol. Tudo bem?
ResponderExcluirSeu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Natalie - Boia Paulista
Oi, Bóia, obrigada! Esperava ansiosamente por este dia, em que um post meu fosse selecionado por vocês. Beijos!
ResponderExcluirCarol.
ResponderExcluirBergen é simplesmente um encanto. Cidade inesquecível.
Beijos
Claudia
Realmente, Claudia, a cidade é uma gracinha!! Pena o povo ser meio frio, apesar de cordiais! Beijos! Enjoy London!!!
Excluir