E chegou a hora de embarcarmos no ponto alto do tour da Norway in a Nutshell: o pesseio de barco pelo Sognefjord.
O barco é imenso e na proa, há uma espécie de deck com várias cadeirinhas, onde a chinesada já tinha invadido. Na hora de guardar a mala, escutamos um som bem conhecido: eram 2 casais de brasileiros. Só confirmei o que já sabia, pois a gente conhece brasileiro de longe... Em Buenos Aires, por exemplo, quando você vê uma mulher toda emperequetada, com um super-mega-casaco-de-pele, pode saber que é brasileira! É a chance de tirar o casaco do armário !!! E, geralmente, brasileiro é bem esnobe quando está fora do Brasil, o que facilita o processo de identificação. Aff! Mas estes que nós conhecemos eram muito legais e divertidos; acabamos fazendo amizade e ficamos juntos durante todo o passeio. Eram maranhenses, de São Luis. O Alê adorou tê-los como aliados "contra mim" no quesito "dormir ou não dormir em Flam", pois eles também passaram a noite por lá e não gostaram muito da experiência, assim como o Alê.
Rossana, Carlos, Adriana e Sebastião, nossos novos amigos maranhenses |
Tão logo o passeio começa, os passageiros têm uma boa companhia: as gaivotas dos fjordes. Elas vão acompanhando o barco até um certo ponto e vêm comer na nossa mão, se oferecemos comida.
O passeio pelos fjordes demora cerca de 2 horas e, pelo caminho, uma paisagem mais linda que a outra. Com sorte, segundo o comandante do barco, dá para ver focas e leões marinhos, mas nós não vimos nada, além de muita água, montanhas nevadas e cachoeiras. São cachoeiras e mais cachoeiras...
Também passamos por alguns vilarejos perdidos. A foto abaixo é da vila de Aurland.
O frio é bem intenso por causa do vento, mas nada que o maridão não possa resolver...
A paisagem é fantástica, mas ao final de duas horas, acaba virando tudo a mesma coisa. As fotos não conseguem retratar o que os olhos da gente vê. Só indo mesmo pra sentir... Por isso que eu AMO viajar.
Fotos e mais fotos |
O ponto final do passeio é a vilazinha de Gudvangen, onde um ônibus nos esperava para levar até a estação de trem de Voss.
Telhados de musgo em Gudvangen |
O caminho até Voss é bem curto, mas a estrada é bem sinuosa, o que faz o trajeto durar cerca de 1 hora. No caminho, neve e mais neve, casinhas e mais casinhas, cachoeiras e mais cachoeiras. O ponto alto da viagem é um lago e-nor-me e todo congelado! Lindíssimo!!!
Lago congelado entre Gudvangen e Voss |
0 comentários:
Postar um comentário