A Noruega é um país que, até há uns meses atrás, não fazia parte da minha wish list de viagens. Mas isto foi até eu ver umas fotos dos fjordes noruegueses em alguns blogs de viagens pra mudar de ideia rapidinho e incluir este belo país no meu roteiro pela Europa. A viagem foi feita em Abril/12, na primavera europeia.
Os fjordes são uma longa, estreita e profunda entrada do mar entre altas montanhas rochosas e situam-se, principalmente, na costa oeste da Escandinávia.
O imenso Sognenfjord e seus vários fjordinhos |
E devido aos fjordes terem sido o grande motivo desta viagem, decidimos ir direto a Bergen, a cidade porta de entrada para visitá-los.
Então, no sábado acordamos bem cedinho e fomos correndo pra estação de trem comprar o nosso ticket Norway in a Nutshell, da Fjords Tours.
A viagem aos fjords pode ser feita em 1 único dia se você está em Bergen, mas imagino que para sair de Oslo fica um pouco cansativa. Se você optar sair ou chegar por Oslo, vai fazer o circuito abaixo:
Inicialmente iríamos fazê-la em 1 dia, mas com umas alterações no nosso vôo de Bergen pra Edimburgo, acabamos tendo que ficar 1 dia a mais do que o previsto na cidade e, por isso, decidimos pernoitar em uma cidadezinha no meio do caminho e escolhemos Flam, depois de muito pesquisar com quem já tinha ido.
Este ticket Norway in a Nutshell reúne, num único bilhete, todos os passes de trem-barco-ônibus que você vai usar pra fazer o trajeto. Nada impede que você compre os passes separados, mas imagino que não há grandes diferenças de preço. O ticket pode ser comprado com antecedência na internet e recomendo fazê-lo se você vai na alta temporada, para garantir lugar no trem. Se não, sem problemas comprar na hora. No site também é possível selecionar a cidade de pernoite e reservar o hotel, mas nós fizemos isto à parte, pelo site da Booking.com.
Bem, nosso trajeto ficou assim:
- Dia 1: Bergen -> Myrdal (trem) -> Flam (trem via Flamsbana Railway). Tarde livre e pernoite em Flam no hotel Heimly Pensjonat.
- Dia 2: Manhã livre em Flam. 15:10h saída para passeio de barco pelos Fjordes até Gudvangen + ônibus de Gudvangen até Voss + trem Voss até Bergen.
Quem quiser pode fazer o trajeto inverso, começando por Voss e Gudvangen e terminando em Flam e Myrdal.
Saímos de Bergen no trem das 10:28 com destino a Myrdal. Tinha um trem mais cedo (8:40h, se não me engano), mas preferimos ter um tempo mais sossegado de manhã pra fazer check-out no hotel e tomar café sossegado.
A viagem até Myrdal dura cerca de 2 horas e vai até 867 m de altitude e neste caminho, a gente já começa sentir um pouco do que a Noruega tem de melhor: paisagens, paisagens e paisagens, cada uma mais linda que a outra.
O trecho tem cerca de 20 túneis, todos escavados a mão, muitos lagos, cachoeiras e casinhas típicas, mas eles não atrapalham o visual.
Quando estamos nos aproximando de Voss, a capital dos esportes radicais da Noruega, tudo começa a ficar branquinho, repleto de neve. Nas imediações da cidade, há algumas pistas de ski e vimos várias pessoas equipadas pra explorar a região.
A paisagem é realmente deslumbrante! Impossível não ficar de boca aberta com tanta beleza natural. Nem na hora que fui no vagão-restaurante pra pegar um chocolate quente eu tirava o olho da janela!!
Chegamos em Myrdal às 12:30 e tivemos 30 minutos de espera na estação até que o trem Flamsbana saísse pra Flam.
Infelizmente é expressamente proibido atravessar a linha de trem pra ir pras montanhas. Minha vontade era rolar naquela neve branquinha...
O problema é arrastar as malas... |
Seguindo caminho, passamos pelo Vale de Flam, precipícios, mais e mais cachoeiras, mais e mais casinhas, mais e mais paisagens lindíssimas! Em alguns trechos dava até medo de tão alto que era!
O último vilarejo do percurso, antes de chegar em Flam, é este aí embaixo, chamado Lunden, que é a cara da Noruega e de muitos posts sobre o local que vimos por aí!
E por volta das 14:00 chegamos em Flam e fomos procurar pelo nosso hotel. O porquê escolhemos Flam, o que fizemos e as vantagens e desvantagens de pernoitar pelo caminho, contarei no próximo post.
UAU!Essa viagem é incrível. Adorei esse roteiro. Pelo visto você também! Lindas fotos.
ResponderExcluirBeijo
Claudia
Oi, Claudia! Realmente o lugar e bonito demais. Gostei muito das belezas naturais da Noruega. Só achei Flam bem sem nada pra fazer. Beijos e obrigada pelo comentário.
ResponderExcluirAntes de alguns anos eu tinha visitado a Noruega com os meus amigos e que o tempo que eu tinha gostado deste lugares. Noruega todo é rica em beleza natural e número de pontos de atração bonito.
ResponderExcluirHotel
Luizze, a Noruega tem paisagens fantásticas! Eu acho que temos que ir pelo menos 1 vez na vida e ver o principal, já que o pais também e muito caro. Mas eu adorei esta viagem, em geral. Foi muito romântica rsrs bjs
Excluir